Alunos e professores da UNITAU embarcaram no Projeto Rondon

Alunos e professores da UNITAU embarcaram nesta semana para o município de Barbosa Ferraz, no Paraná, para integrar a Operação Pé Vermelho, do Projeto Rondon. Coordenada pelo Ministério da Defesa, esta é a 99ª edição da iniciativa, consolidada como o maior projeto de extensão universitária do Brasil. Durante duas semanas, a equipe da UNITAU — composta por estudantes de diversas áreas da graduação e pós-graduação e professores — aplicará conhecimentos acadêmicos em prol da comunidade local. As ações estão concentradas em eixos estratégicos como saúde, educação, cultura, direitos humanos, meio ambiente e cidadania. Mais do que uma viagem acadêmica, o Projeto Rondon é uma imersão na realidade brasileira.

A escolha do nome “Pé Vermelho” faz referência à cor característica da terra fértil do norte e noroeste paranaense. Em Barbosa Ferraz, a UNITAU trabalhará de forma colaborativa com a gestão municipal e a comunidade, buscando deixar um legado de desenvolvimento sustentável e fortalecimento de vínculos sociais.

A experiência prática fora do estado é um diferencial que impacta diretamente o currículo e a visão de mundo dos futuros profissionais. Lucas de Alvarenga Furtado, nutricionista e mestrando em ciências da saúde da UNITAU, destaca como essa vivência em Barbosa Ferraz será um divisor de águas em sua trajetória. “Como mestrando, vejo essa missão como a oportunidade de fechar um ciclo com chave de ouro. É uma experiência diferenciada, que permite tirar o conhecimento da universidade e aplicá-lo em uma realidade totalmente nova. O ponto-chave é essa troca interdisciplinar entre civis, militares e a comunidade local. Para minha carreira como pesquisador e futuro professor, vivenciar uma operação dessa magnitude, coordenada pelo Ministério da Defesa, é um aprendizado que vai muito além da teoria”, destacou o universitário.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *