Rodeio deve reunir mais de 100 mil pessoas em Taubaté

A cidade de Taubaté recebeu um dos maiores eventos sertanejos do Vale do Paraíba: a Taubaté Expo Rodeo 2025, que aconteceu no Distrito Industrial Una 1. Após 18 anos, o rodeio retorna ao circuito nacional com grandes shows, competições de montaria e estrutura ampliada para receber milhares de visitantes. O evento teve início no dia 21 de novembro e tem duração até 30 de novembro. De acordo com os organizadores, é que mais de 100 mil pessoas passem pelo local durante o dia do rodeio.

Programação musical

A abertura, na sexta-feira, dia 21 de novembro, teve os shows de Gusttavo Lima e Guilherme & Vinicius. No dia seguinte, Zé Neto & Cristiano e Gustavo Mioto subiram ao palco. Já no dia 23, foi a vez de Talis & Welington e Os Faceiros. Na segunda semana, o evento retorna com mais grandes nomes: Henrique & Juliano e Rayane & Rafaela no dia 28; Luan Santana no dia 29; e, encerrando a festa, Ana Castela e a dupla Gustavo & Matteo no dia 30.

Programação completa de shows

•21/11 – Gusttavo Lima + Guilherme & Vinicius

•22/11 – Zé Neto & Cristiano + Gustavo Mioto

•23/11 – Talis & Welington + Os Faceiros

•28/11 – Henrique & Juliano + Rayane & Rafaela

•29/11 – Luan Santana

•30/11 – Ana Castela + Gustavo & Matteo

Provas e competições

Além dos shows, o Taubaté Expo Rodeo contará com provas de montaria em cavalos e touros. A primeira semana será dedicada às provas com cavalos; na segunda, ocorrem as competições com touros, válidas pela ACR e pela Copa CBB Vale Bulls. Os vencedores poderão garantir vaga na Festa do Peão de Barretos 2026, por meio da Liga Nacional de Rodeios.

Lei

No último mês de junho foi sancionada pelo prefeito Sérgio Victor a Lei 6.056, de autoria do vereador Bilili de Angelis (PP), que regulamenta a realização de rodeios em Taubaté. São considerados rodeios de animais as atividades de montaria ou de cronometragem, nas quais é avaliada a habilidade do atleta em dominar o animal com perícia, além do desempenho do próprio animal, tais como montarias em touros, provas equestres cronometradas, cavalgada, hipismo, provas de marcha e rodeios em cavalos. As vaquejadas são proibidas, assim como o uso de bovinos e equinos com idade inferior a 12 meses, e de fêmeas prenhas.

A lei autoriza ainda a exposição, comercialização e o leilão de bovinos, equinos e caprinos, devendo respeitar os cuidados com os animais previstos nesta Lei. Os bovinos e bubalinos devem ter atestados de vacinação contra a febre aftosa e brucelose, e os equídeos devem ter certificados de inspeção sanitária e controle de anemia infecciosa equina. Não serão admitidos animais que apresentem qualquer tipo de doença, deficiência física ou ferimento que os impossibilitem de participar das montarias.

Deverá haver médico veterinário para avaliar os animais que serão utilizados, além de vistoriar toda a documentação apresentada. O profissional é responsável pela comunicação às autoridades públicas e à entidade promotora do evento no caso de haver qualquer tipo de irregularidade. A lei determina que os rodeios realizados em Taubaté destinem 3% da arrecadação ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *