O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e egresso do curso de Direito da Universidade de Taubaté (UNITAU), Gilberto Waller Júnior, retorna ao campus hoje 12/11 para uma palestra, às 19h, no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas e Internacionais.
O evento, transmitido ao vivo e aberto ao público, tem como tema “As instâncias de integridade no INSS no contexto da Operação Sem Desconto”, com foco na Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CMPI) em andamento no Congresso Nacional. “A expectativa é muito grande em receber o Gilberto Waller Júnior como presidente do INSS. Ele foi aluno do curso de Direito da Universidade de Taubaté e nos honra com sua palestra. Esse tema é muito importante, pois proporcionará aos nossos alunos do Direito UNITAU um conhecimento aprofundado sobre a organização e o funcionamento do INSS. Gilberto foi concursado como procurador do Instituto e, com ética e dedicação, galgou todos os cargos até chegar à presidência. É um exemplo inspirador para nossos estudantes, um profissional de alto gabarito formado em uma grande universidade como a UNITAU”, destaca o organizador da atividade, Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior.
Para o coordenador do curso de Ciências Jurídicas, Prof. Me. Rodrigo Ribas Branco Romeiro, contemporâneo de Gilberto Waller, o momento é de reconhecimento e celebração da trajetória de egressos que ocupam posições de destaque no cenário jurídico.
“Para o curso de Direito UNITAU, é motivo de orgulho ver um de seus ex-alunos alcançar tamanha relevância nacional, refletindo o compromisso da Universidade com a formação humanista, crítica e voltada para a responsabilidade social. Reconhecer trajetórias como a do Gilberto Waller Júnior é reafirmar a importância de um ensino jurídico comprometido com a sociedade, que forma profissionais capazes de contribuir, de maneira ética e competente, para o fortalecimento das instituições e para a promoção da justiça”, enfatiza.
Procurador federal de carreira, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, Gilberto Waller Júnior ingressou no serviço público como procurador do INSS em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral do INSS (2001–2004) e subprocurador-geral do INSS (2007–2008).
Na Controladoria-Geral da União (CGU), atuou como ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e como corregedor-geral da União de 2019 a 2023. Mais recentemente, ocupava o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

