Uma parceria entre o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), SENAI e Volkswagen vai levar qualificação profissional para jovens de bairros carentes de Taubaté. O projeto-piloto de formação foi apresentado oficialmente para famílias e candidatos no último mês de outubro, na sede da entidade sindical. O primeiro grupo do programa terá 32 vagas voltadas para alunos do Santa Tereza e do Cecap. Os candidatos foram identificados pela prefeitura a partir de informações do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Eles passaram por uma prova escrita e os classificados vão iniciar as aulas do curso de eletricidade de manutenção em janeiro de 2026.
Os classificados receberão uma bolsa de meio salário mínimo, terão plano médico e um valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) paga pela Volks. O presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, destacou a importância do programa. “Estamos atuando para dar uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho para os jovens. A Volks está fazendo um excelente papel ao contribuir com a sociedade”.
O diretor do Sindicato e integrante do SUR (Sistema Único de Representação) na Volks, Rodrigo Vilanova, explicou que os bairros escolhidos para esse projeto-piloto são considerados de vulnerabilidade social.
O mapeamento dos candidatos, por meio do CRAS, contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social de Taubaté, Marco Antonio Tolomio, que também esteve na apresentação da parceria. “Conseguimos chegar até os adolescentes. Uma formação profissional é certeza de um futuro melhor, pois ter um emprego é ter dignidade”, afirmou Vilanova, que também é formado pelo Senai e está há 19 anos na Volks. Ele destaca ainda que o programa para jovens atende a um dos itens do acordo coletivo negociado pelo Sindicato com a Volks.
A gerente de Recursos Humanos da Volkswagen Taubaté, Karina Rennó, disse que o objetivo do programa é trabalhar com a comunidade ao redor da empresa.“A meta é desenvolver esses adolescentes para que sejam profissionais preparados para o futuro.”
O coordenador jurídico do Sindmetau e vereador, Isaac do Carmo (PT), parabenizou toda a direção da entidade pelo projeto. “É o sindicato cidadão fazendo o seu papel. O projeto é piloto, mas tenho certeza que será um sucesso, pois transformará a realidade de muitos jovens da nossa cidade”. Geração de Empregos
Taubaté foi a cidade com maior saldo na geração de empregos no Vale do Paraíba em setembro de 2025, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo de 713 vagas de emprego em setembro representa um aumento de 380% na comparação com setembro de 2024. De janeiro a setembro, o saldo é de 4.312 vagas de emprego, aumento de 28% na comparação com o mesmo período de 2024.
Para incentivar a geração de empregos, a Prefeitura lançou em setembro o Portal +Emprego, onde o empresário pode cadastrar suas vagas, e o candidato colocar seu currículo, de forma a facilitar o contato e as contratações. A plataforma tem mais de 2.200 currículos incluídos e ofereceu mais de 400 vagas até o momento. O cadastro é gratuito. Basta acessar o portal e inserir as informações. Depois disso, os candidatos podem olhar as vagas que lhe interessam, e as empresas podem buscar os currículos que se encaixam nas ofertas de trabalho.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

