Burro da Central: 111 anos de história e glorias para o esporte taubateano

O Esporte Clube Taubaté celebrou neste sábado 1/11/25 o aniversário de 111 anos. Mais antigo e tradicional clube de futebol da região, o Burro da Central coleciona momentos de história e glorias para o esporte da cidade.

Principais Títulos

Ao longo destes 111 anos, muitas conquistas marcaram a história do Alvi Azul. Em 1919, o clube foi o primeiro campeão do Interior do Estado de São Paulo. Feito novamente repetido em 1926 e 1942. No ano de 2021, a Federação Paulista de Futebol também oficializou o Taubaté como campeão da edição de 1928, que na época não foi encerrada devido a conflito no calendário. Ainda em 2021, a Federação Paulista passou a equiparar o Campeonato do Interior como a atual Série A2, no qual do Burro da Central foi vencedor em 1954 (Campeonato da Segunda Divisão) e 1979 (Campeonato da Divisão Intermediária). Com a soma, o Taubaté passou a ter seis taças da divisão, sendo ao lado do XV de Piracicaba, o maior campeão da história do torneio. Na Série A3, o Taubaté foi por duas vezes vencedor: 2003 e 2015. Outros títulos de grande importância na história do clube são o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Juniores (1985), a Taça Miguel Couto Filho (1956) e o bicampeonato da Copa Vale do Paraíba (1986 e 1987). No futebol amador da cidade, o Taubaté foi campeão em 1951, 1959 e 1961).

Nomes para a História

Muitos nomes marcaram a vitoriosa história do Esporte Clube Taubaté, entre eles o presidente Joaquim de Morais Filho. Em sua primeira gestão, o Burro da Central disputou, pela primeira vez, a principal divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Também teve início em seu mandato a construção do estádio que recebe o seu nome e que foi inaugurado em 1968. Dentro de campo, a lista de craques que representaram a camisa Azul e Branca é infinita. Jogadores como os irmãos Simi, a família Taino, Tatu, Rubens, Zé Américo, Hugo, Zezão, Wagner, Bothú, Amauri, Ivan, Neto, Gilsinho entre tantos outros craques jamais serão esquecidos.

Torcida

Ao se falar de Esporte Clube Taubaté, também fala-se em paixão dos torcedores. Ao longo da história grandes públicos marcaram os jogos do clube tanto no Campo do Bosque quanto no Joaquinzão, as duas casas do Burro da Central. Entre as torcidas organizadas, destaques para as atuas Os Jecas e Dragões Alvi Azull, e também as extintas Camisa 14, Explosão, Burrão Chopp, Comando 1914, Cocheira e Forject.

De volta ao Topo

O ano de 2025 marcou o retorno do Burro da Central entre os protagonistas no interior do Estado de São Paulo. Após duas décadas, o clube voltou a disputar uma semifinal de Série A2, terminando o torneio em quatro melhores da divisão e entre os 20 melhores times do Estado.

Celebração

Para comemorar a data, a diretoria do Alvi Azul realizará no sábado, a partir das 10h30, na Loja do Burro, no Via Vale Garden Shopping, o lançamento oficial dos uniformes que serão utilizados pelos jogadores na temporada do ano que vem. A camisa principal, na cor azul, voltará a contar com a tradicional faixa branca na transversal, modelo que não foi utilizado em 2025. A camisa contará com uma homenagem ao cantor e compositor Renato Teixeira, torcedor símbolo do clube. Na parte de trás, próximo a gola, estará escrita a frase “Só quem ama sabe o que é”, trecho do Hino do Centenário, escrito por Renato, quando o Burro da Central completou 100 anos. Na parte da frente, a camisa contará com uma assinatura do cantor na parte debaixo do uniforme.

As camisa dois, na cor branca, contará com faixas finas e azul na vertical. Também serão apresentados os uniformes que serão usados pelos goleiros. A primeira será na cor preta com detalhes em azul claro, e a segunda será cor de laranja com a faixa transversal preta, semelhante ao modelo usado pelo clube na temporada de 2011. Também durante o evento os cartolas do Taubaté lançarão o pacote de vendas de ingressos para os jogos do clube no estádio do Joaquinzão. Quem adquirir ao “Sócio-Torcedor”, terá o direito de acompanhar todas as partidas do clube como mandante na temporada de 2026 e também ganhará a camisa branca oficial para utilizar nos jogos.

O evento deste sábado será a primeira atividade pública oficial promovida pela nova diretoria do clube que tomou posse no último mês de setembro. Também existe a expectativa que durante a cerimônia a diretoria confirme a renovação de contrato do técnico Rogério Henrique, que comandou o clube na Copa Paulista, e os nomes primeiros atletas contratados para a disputa da Série A2 de 2026.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *