O turismo paulista acaba de ganhar um novo produto: o Circuito Serra, Fé e Mar. Lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), o projeto une 15 municípios em um itinerário integrado, que vai das montanhas da Mantiqueira ao Litoral Norte, passando pelo Vale do Paraíba e pela Região da Fé.
O que é o Circuito Serra, Fé e Mar?
A iniciativa propõe um roteiro completo, capaz de oferecer desde experiências de espiritualidade até aventuras em meio à natureza, passando por cultura, gastronomia, lazer e hospitalidade.
Participam do circuito
- Serra da Mantiqueira: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí
- Vale do Paraíba: São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba
- Litoral Norte: Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela
- Região da Fé: Guaratinguetá, Aparecida, Lagoinha e Cunha
Taubaté
A Prefeitura de Taubaté esteve presente no 9º Salão Nacional de Turismo, quando foi anunciada a criação do Circuito Serra, Fé e Mar, pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, iniciativa que promete transformar o turismo regional. O município foi representado pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, e as cidades envolvidas assumiram o compromisso de atuar de forma colaborativa e coordenada na execução das ações, fortalecendo o turismo como vetor de inclusão e desenvolvimento sustentável.
Com sua posição geográfica privilegiada e logística estratégica, Taubaté se destaca como ponto de conexão entre as diversas regionalizações turísticas das quais faz fronteira, desempenhando papel fundamental para o sucesso do circuito.
A Diretora de Turismo de Taubaté, Midori Fukashiro, ressaltou a importância dessa participação: “Estar no Circuito Serra, Fé e Mar significa integrar um projeto que valoriza não apenas nossos atrativos já consolidados, mas também ofertar experiências inovadoras. Taubaté está comprometida em colaborar com roteiros turísticos diferenciados e deixar no visitante o desejo de voltar e enriquecer ainda mais sua experiência neste novo circuito turístico. Fortalecer a presença da cidade no cenário estadual e nacional fazem parte do escopo da nova gestão do município.” A Emília e o Visconde de Taubaté foram destaque na cerimônia e registraram o momento com o Secretário de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
Como vai funcionar?
O Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SJK Airport) será o principal ponto de entrada, conectando turistas a mais de 20 destinos nacionais e internacionais e funcionando como hub para a distribuição dos visitantes pela região. Além da facilidade de acesso, o projeto prevê melhorias na mobilidade turística, qualificação dos serviços e promoção conjunta dos atrativos, ampliando a visibilidade em mercados nacional e internacional. Qual é a importância?
Segundo o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, o novo circuito representa um avanço estratégico para o setor.
“Estamos fortalecendo conexões e criando um destino que representa a força do interior e do litoral. O Circuito Serra, Fé e Mar nasce com o compromisso de gerar desenvolvimento, oportunidades e experiências únicas para os visitantes”, afirmou.
A proposta busca impulsionar a economia local, valorizar a cultura e o meio ambiente e consolidar a região como um dos destinos mais completos do Brasil.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

