As cidades do interior paulista atingiram uma queda histórica na quantidade de roubos no primeiro semestre. Neste ano, houve 14.492 crimes, redução de 21,4% em relação aos 18.458 roubos cometidos entre janeiro e junho do ano passado. É o menor número de roubos registrados no primeiro semestre no interior do estado desde o início da série histórica, há 25 anos, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Somente em junho, aconteceram 2.066 roubos nas cidades paulistas. O número é 24,7% menor que o mesmo mês do ano passado.
Dados da Secretaria da Segurança Pública apontam menor patamar em 25 anos!
Roubos de cargas
Na análise semestral, os roubos de carga também atingiram mínimas históricas. Entre janeiro e junho deste ano, aconteceram 354 crimes — 40,4% a menos que os roubos de cargas contabilizados no primeiro semestre do ano passado (594) no interior. Em junho, essa modalidade criminosa registrou a sexta queda consecutiva. Foram 42 assaltos — 52,2% a menos que no ano passado. O resultado é reflexo das ações ostensivas e intensificação das investigações das Polícias Civil e Militar nas cidades do interior com a recomposição do efetivo policial. Pelo terceiro ano seguido, os roubos de veículos sofreram redução. Neste ano, de janeiro a junho, foram 3.129 crimes — o menor número para um primeiro semestre desde 2001. A queda em relação ao ano passado chega a 14,1%. Os furtos de veículos chegaram a 13.123 boletins de ocorrência, com uma retração de 3,1% na comparação com o primeiro semestre do ano passado.
Mais prisões
Em seis meses, 70.799 infratores foram presos ou apreendidos nas cidades paulistas. A quantidade é 10% superior na comparação com o primeiro semestre do ano passado. A maior parte foi em flagrante (38.467). No período, 4.219 armas de fogos ilegais foram apreendidas pelas forças de segurança, que também recuperaram 9.634 veículos roubados ou furtados.
Latrocínios
As cidades do interior do Estado de São Paulo atingiram a maior queda de latrocínios da série histórica. Neste ano, aconteceram 27 roubos seguidos de morte entre janeiro e junho. A quantidade é 41,3% menor na comparação com o mesmo semestre do ano passado, quando 46 crimes foram registrados. As maiores reduções foram observadas nas regiões de São José dos Campos e de Campinas, com o registro de dois e um latrocínio, respectivamente, em seis meses.
Homicídios seguem em patamares mínimos históricos
Os homicídios dolosos — quando há intenção de matar — também apresentaram uma queda significativa no semestre, atingindo o menor índice da série histórica para esse tipo de crime. Nas cidades paulistas, aconteceram 730 homicídios entre janeiro e junho deste ano. No primeiro semestre do ano passado, a Polícia Civil contabilizou 791 mortes. A redução é de 7,7% no período. Os números refletem o reforço do policiamento ostensivo nas cidades, o investimento em inteligência policial e o monitoramento constante de dados, além da adoção de estratégias preventivas no combate aos crimes contra a vida, garantindo mais segurança à população.
Feminicídios diminuem no semestre
Os casos de feminicídios reduziram no primeiro semestre do ano nas cidades do interior de São Paulo. Entre janeiro e junho, as Delegacias de Defesa da Mulher investigaram 70 crimes — dez feminicídios a menos que o mesmo período do ano passado. Os estupros fecharam o período com 4.278 denúncias no interior do estado, praticamente a mesma quantidade contabilizada entre janeiro e junho do ano passado (4.252).
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.