Entrevista com Marcelo Barros Diretor – geral da Autorola Brasil

O mercado de usados passa por uma grande transformação. Expressivo, foram quase 16 milhões de veículos comercializados no Brasil em 2024, cinco vezes maior que o volume de veículos novos no País e no acumulado do ano, as vendas em 2024 foram 9,2% maiores que 2023. A evolução agora demanda uma necessidade de digitalização. Isso significa maiores controles no gerenciamento do estoque de usados, principalmente nas concessionárias, que têm como foco a venda de veículos zero-quilômetro, mas podem estar deixando de ganhar valores expressivos pela ausência de um controle efetivo de seus estoques de usados.

Recentemente chegou ao Brasil, a unidade de negócios de gerenciamento e precificação de estoque de veículos da multinacional dinamarquesa Autorola: a INDICATA, uma plataforma de inteligência de mercado focada na gestão de usados e seminovos. O grande diferencial? Para detalhar a utilização da inteligência artificial, que varre diariamente a internet, trazendo em tempo real o preço real praticado no mercado, conversamos com Marcelo Barros, que é diretor-geral da Autorola no Brasil.

1. Como a Autorola faz esse levantamento online dos preços dos veículos pela internet?

R.: Nós desenvolvemos robôs que analisam mais de 600 mil anúncios online diariamente no Brasil (são 14 milhões/dia globalmente) e por meio da inteligência artificial realiza análises aprofundadas sobre o comportamento de mercado de determinado veículo e sua configuração. Entre elas: quanto o concessionário e o lojista devem pagar em determinado veículo, qual é a média de tempo para vendê-lo, quais são seus concorrentes até por quilometragem, configuração de carros etc.

Esses dados são a matéria-prima para o desenvolvimento, de uma das ferramentas de análise de nossa empresa INDICATA: o índice GDM ou Giro de Mercado, que indica quanto tempo em média o veículo leva para ser comercializado. Comprar carros com giro mais rápido significa maior velocidade no giro do estoque e, com isso, muitas vezes, lucratividade maior.

Com o auxílio de Inteligência Artificial, empresa Dinamarquesa Autorola chega com novo serviço de gestão no setor de veículos usados

2. Quanto um concessionário ou lojista pode deixar de ganhar ou perder devido uma precificação equivocada?

R.: Em uma das concessionárias que atuamos, com um estoque de 50 carros, identificamos que metade estava com preço abaixo de mercado, outros com valor acima, enfim mal avaliados. Alguns também sem fotos nos anúncios e, por esses motivos, com muito tempo de showroom. Com essas correções por meio da plataforma de gestão de estoque INDICATA foi possível identificar que a concessionária estava ‘deixando na mesa’ quase R$ 300 mil no primeiro mês de atuação com a plataforma. Claro que os resultados desse caso não são uma regra, mas as possibilidades de ampliar os ganhos e reduzir os custos, em geral, são muito grandes. É um valor relevante em tempos de muita competitividade e margens apertadas no zero-quilômetro.

3. Mas os preços hoje estão mais dinâmicos, mudam mais rápido, que no passado?

R.: Sim, eles estão flutuando muito mais e um dos pontos mais importantes para a saúde financeira de concessionárias, lojistas e grandes frotistas é a precificação.

Tabela de preços e o “faro” do avaliador de usados são ainda mais valiosos quando combinados com o big data do Indicata e seus recursos de inteligência artificial. O impacto de uma precificação equivocada pode variar significativamente dependendo do volume de veículos em estoque, do segmento de mercado e das estratégias de vendas do concessionário ou lojista. Dependendo do tamanho da operação, um concessionário ou lojista pode deixar de ganhar entre 5% e 20% de sua margem anual devido a precificações equivocadas ou falta de análise profunda. Para operações médias, isso pode representar dezenas ou centenas de milhares de reais por ano para mais ou para menos.

Uma boa negociação demanda o auxílio da inteligência artificial em plataformas que possam analisar milhares de anúncios na rede e dizer qual é o comportamento de mercado de determinado veículo.

Somente em 2024, a empresa investiu mais de 5 milhões de euros em tecnologia para todo o ecossistema da INDICATA. É um serviço muito importante também para as locadoras e montadoras que precisam ter um estudo claro sobre a depreciação de um veículo por assinatura, por exemplo, para o cálculo do valor residual do contrato de locação

4. Mas a INDICATA é uma plataforma que ajuda só quanto a precificação dos veículos?

R.: Não. Com ela o concessionário tem uma visão clara sobre o departamento de usados, com indicações dos carros de melhor liquidez, tempo médio de loja do veículo atual, acesso aos anúncios dos carros de todo o Brasil e a expectativa com base na média de mercado, e um trabalho próximo para a compra de modelos que tenham maior giro de mercado e possam fazer com que o giro do estoque possa ser duas ou três vezes maior que a atual.

5. Qual é a história da Autorola, há quanto tempo está no Brasil e qual é a expectativa de crescimento da empresa, com a chegada de sua divisão INDICATA?

R.: A Autorola teve início na Dinamarca e já tem 30 anos de mercado. Chegamos ao Brasil em 2013. Nos primeiros 5 anos de atuação no Brasil, a empresa teve como foco as desmobilizações (vendas de estoque de usados) de frotas das marcas premium. Em 2018 a plataforma da Autorola se abriu para outros segmentos como locadoras, bancos, seguradoras, frotistas de uma forma geral. Nesse tempo de avaliação e estudo aprofundado do mercado brasileiro, a Autorola já intermediou a venda de mais de 50 mil carros no País e conta com 14 mil usuários, que utilizam a plataforma diariamente. Globalmente, são mais de 100 mil usuários que navegam pelas plataformas de vendas e de gestão da Autorola diariamente no mundo. Temos uma meta audaciosa para os próximos 5 anos. Queremos quintuplicar de tamanho até 2029. Agora estamos com o nosso portfólio completo também aqui no Brasil.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *