Teve início nesta semana mais uma temporada de cruzeiros no Litoral Norte. A cidade de vai receber 51 escalas até abril de 2026. O movimento promete trazer ao arquipélago cerca de 217 mil passageiros e tripulantes, que terão a oportunidade de conhecer e consumir na cidade. A projeção é de um impacto econômico de aproximadamente R$ 80 milhões, com reflexos em toda a cadeia do turismo: restaurantes, bares, passeios, guias, transporte, comércio e serviços.
Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, a temporada 2025/2026 deverá ser marcada por altas taxas de ocupação. Isso porque o Brasil receberá dois navios a menos em relação ao último ciclo, representando uma redução de 20% nos leitos disponíveis — o que naturalmente deve elevar a demanda nos navios em operação. Ainda assim, Ilhabela manteve um número expressivo de escalas, consolidandos e entre os destinos mais procurados do país. “Nesta temporada, Ilhabela irá receber 12 navios diferentes, de nove armadoras, totalizando até o momento 51 escalas. Sabemos que se trata de um segmento importante para nossa economia, por isso o trabalho focado, que já promete bons resultados em 2025 e 2026”, destaca o prefeito Toninho Colucci, lembrando que a participação na Seatrade Cruise Global, feira internacional do setor, e reuniões com companhias de cruzeiros foram fundamentais para garantir esse desempenho.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, reforça que a cidade se prepara de forma contínua para acolher os visitantes. “Temos infraestrutura adequada, qualificamos os prestadores de serviços e cuidamos dos nossos atrativos. O Brasil vive um bom momento no turismo. Precisamos avançar também no setor de cruzeiros e Ilhabela está pronta para isso”, afirma. Consolidada como parada obrigatória para as principais rotas marítimas, Ilhabela combina belezas naturais, hospitalidade e serviços que atraem tanto passageiros quanto companhias.
Abertura da Temporada
O navio de luxo ‘Scenic Eclipse’, de bandeira croata e operado pela australiana Scenic Cruises, abriu no dia 15 de outubro a temporada de escalas de navios de cruzeiro em Ilhabela. A embarcação oferece um serviço ‘vip’ com 176 tripulantes para atender 228 passageiros. Tem até helicóptero para voos panorânmicos. O navio foi projetado para explorar destinos remotos do planeta, do Ártico à Antártica. Batizado como “iate de descoberta”, o navio une conforto de alto padrão e equipamentos de expedição. São 114 suítes de 32 m² a 247 m². Todas as cabines contam com varanda e serviço de mordomo pessoal. A experiência all-inclusive inclui dez opções gastronômicas, entre elas os restaurantes Koko’s (asiático), Lumière (francês), Elements (italiano) e Azure Bar & Café, além do espaço Epicure, dedicado a oficinas de culinária.
Conta ainda com o submarino Scenic Neptune, usado em expedições subaquáticas e 12 botes infláveis tipo zodiac e caiaques para passeios próximos à costa e para desembarques em áreas remotas.
Para receber a nova temporada de navios, o município investiu na qualificação dos serviços, na ampliação da oferta turística e na melhoria da infraestrutura para receber visitantes com segurança e conforto. Além dos cruzeiros, Ilhabela oferece contará experiências como passeios de escuna, mergulho, observação de aves e vida marinha, trilhas, cachoeiras, praias paradisíacas e uma rica cena gastronômica e cultural na charmosa Vila, onde está situado o ponto de desembarque dos turistas.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.