A cidade de Taubaté recebe entre quinta (16) e o domingo (19) a 23ª edição do Festival Internacional de Sapateado (TAP). O evento contará uma programação diversificada, oferecendo espetáculos, tap jam, desfile, bate papo e workshops de sapateado americano, dança irlandesa, percussão em movimento e muito mais, para todos os níveis: iniciantes, intermediários e profissionais, com artistas brasileiros e internacionais. Além disso, o evento se destaca pela inclusão, oferecendo uma programação 100% gratuita como espetáculos e programações. Serão garantidas vagas para pessoas de diferentes origens, incluindo pretos, pardos, indígenas e alunos de escolas públicas. O festival conta com medidas de acessibilidade, promovendo um ambiente mais inclusivo e acessível. Neste ano a edição conta com convidados nacionais e internacionais e uma intensa programação, para o público em geral. Bolsas de estudos para festivais, bem como programas nacionais e internacionais serão contempladas para os participantes. Confira a programação:
Programação gratuita
- 16/10 – 18h às 19h30 – Bate-papo – Conversa sobre questionamentos, processos e o propósito de fazermos arte, com a presença de todos os participantes e professores. Local: Studio de Dança Eliane Indiani, Av. Ernesto de Oliveira Filho, 1425, 1º andar;
- 17/10 – 18h às 19h30 – Tap Jam – Encontro com a presença de todos os participantes e professores. Local: – Studio de Dança Eliane Indiani, Av. Ernesto de Oliveira Filho, 1425, 1º andar;
- 18/10 – 18h às 19h30 – Desfile e Tap Jam – Com a presença de todos os participantes e professores. Local: Taubaté Shopping.
- 19/10 – 20h – Espetáculo Gala Tap – Show com artistas convidados nacionais, internacionais e participantes do festival. Local: Teatro Metrópole – Rua Duque de Caxias, 312 – Centro. Ingressos antecipados podem ser reservados através do site Sympla.
Convidados
Uma das grandes atrações do evento é o sapateador Dewitt Fleming Jr., de Nova York, que recentemente integrou o elenco do musical da Broadway de grande sucesso “A Wonderful World”. Além dele, Jim Hamilton, da Filadélfia, atualmente morando no Brasil, desenvolve um trabalho de tap dance sob a lente da percussão, em parceria com a realizadora do festival. O cearense Sérgio Rocha e a gaúcha Claudia Christi ministrarão oficinas de percussão corporal em movimento. Melissa Ricci será a responsável pela dança irlandesa, e Raissa Tavares (natural de Taubaté) conduzirá o programa infantil. Anderson Couto, de São Paulo, apresentará uma fusão entre danças brasileiras e dança contemporânea aplicadas ao sapateado, abrindo espaço para um grande diálogo e novas possibilidades de transformação para cada indivíduo que participar do festival.
Todos os convidados ministrarão workshops e também se apresentarão em espetáculos e shows ao lado da única artista no mundo que toca sax tenor, piano e sapateia simultaneamente: Chris Matallo, aclamada como a “Carmen Miranda do tap dance” pelo The New York Times, e uma das responsáveis por popularizar essa arte no Brasil.
O sapateado é uma linguagem multidisciplinar de movimento e som – dança e música em perfeita harmonia. É uma expressão alegre que libera o puro prazer de seus praticantes e admiradores. Uma arte para todos, sem limite de idade ou condição física, sendo extremamente democrática e transformadora para quem pratica e para quem assiste.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.