Internacionalização: Intercâmbio com universidades mexicanas

Intercâmbio com universidades mexicanas A UNITAU realizou entre os dias 8 e 10 de maio o evento de internacionalização “Taubaté, Puebla e Tlaxcala: Conexões Científicas Brasil-México”. O encontro foi promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) com o apoio do Escritório de Internacionalização da UNITAU e da Fundação de Apoio à Pesquisa Tecnologia e Inovação (Fapeti). O objetivo é ampliar as possibilidades de cooperação internacional na pesquisa e na pós-graduação. As três universidades do México, UPAEP (Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla), UATX (Universidad Autónoma de Tlaxcala) e BUAP (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla) conduziram as atividades juntamente da PRPPG da UNITAU e tiveram uma programação voltada à promoção de intercâmbio acadêmico e científico.

A Profa. Rachel Abdala conta que a parceria entre a Universidade de Taubaté e a Universidad de Puebla já estava firmada desde o ano passado. “Eu estive em Puebla, no México em novembro de 2024 para participar do 1° Encontro de Mulheres Cientistas e levei o documento do convênio assinado pela nossa reitora e o convênio com a BUAP”, informa.

O cronograma de atividades do evento começa na quinta-feira (08) com duas rodas de conversa simultâneas, uma com o tema “Aspectos da Pós-Graduação no México e a internacionalização com os países Latino-Americanos”, que reunirá os docentes das universidades mexicanas com os docentes da Universidade de Taubaté. A roda acontecerá no Miniauditório do Departamento de Comunicação e Negócios (CEN) às 19h.

Para o coordenador do evento, Prof. Dr. Lourival da Cruz Galvão Júnior, “esse processo de internacionalização é muito importante, e a parceria com as universidades do México demonstram a importância desta ação. Ela possibilitará não só aproximações acadêmicas, mas também científicas entre professores, pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação”, expressa.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, complementa a fala do Prof. Galvão e conta que a PRPPG busca ampliar as possibilidades de intercâmbios culturais e científicos na pós-graduação. “Nesse caso específico em que receberemos pesquisadores e estudantes de pós-graduação mexicanos, há uma sinergia e interesses específicos em compartilhar questões comuns aos países latino-americanos”, afirmou.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *